Postagens

Mostrando postagens de maio, 2014

Estudantes da UFG - Goiás desenvolvem exame de sangue que fica pronto em 15 min.

Imagem
Um exame rápido e barato para diagnosticar doenças como diabetes e dengue. Esse projeto foi desenvolvido na Universidade Federal de Goiás. Diversos tipos de papel e reagentes químicos foram testados até a realização dos exames. Para pôr em prática a ideia, os quinze pesquisadores levaram um ano e meio. >>>Veja o vídeo<<< “A ideia era usar material acessível, como o papel, encontrado em diferentes formatos, em qualquer lugar do mundo, que possibilitasse o uso de apenas uma única gota de sangue pra fazer diagnósticos clínicos com custo quase zero”, explica o coordenador de pesquisa Wendell Coltro. O resultado demora 15 minutos para ficar pronto. Em um laboratório convencional, a espera chega até 24 horas. Eles também desenvolveram uma técnica para detectar dengue – mais barata e rápida do que o método convencional. No laboratório, o diagnóstico sai em dois dias. Com essa técnica: duas horas. O exame sai por R$ 0,08. No laboratório custa em média R$...

Vem aí o MOCCA 12

Imagem
Em sua 12ª edição, o Movimento Científico Cultural de Aparecida (MOCCA) é maior evento de extensão da Faculdade Alfredo Nasser. O MOCCA 2014 contará com workshops, oficinas, exposições, arrecadação de alimentos, exibição de documentários, mini-cursos, caminhada ecológica, atendimento odontológico e jurídico, concurso Garota e Garoto Unifan e várias outras atrações. O evento acontecerá nos dias 04, 05, 06 e 07 de junho, no estacionamento da Faculdade Alfredo Nasser. Confira a programação aqui!

A Bioquímica da Função Hepática

Imagem
Olá Biomédicos de plantão! Resolvi criar uma matéria diferente para o Blog então pensei em um tema importante e que envolvesse bioquímica por fim, resolvi falar sobre a Bioquímica da função hepática, espero que gostem e aproveitem muito! Para começar, o que é o fígado? Escondido atrás das costelas, muitos acham que ele só está envolvido em uma relação monogâmica com o álcool. Mas exerce papéis vitais que, para a maioria das pessoas, parecem mistérios muito bem guardados. É o maior órgão do ser humano e é responsável pela síntese da maioria das proteínas plasmáticas, realizando a depuração de substâncias tóxicas das mais diversas origens em virtude da presença de inúmeras enzimas localizadas nos hepatócitos .