Cromatografia
É um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura por interação entre uma fase estacionária e uma fase móvel.
Histórico:
•Cromatografia = Registro da cor
•Makail Tswett, 1872 - 1919
Para que serve a Cromatografia?
É um processo que pode ser usado para isolar os vários componentes de uma mistura. Há um número de diferentes tipos de cromatografia em uso, incluindo gás, papel, líquido e cromatografia de permeação em gel, e esse processo pode ficar bastante complicado, especialmente com misturas complexas. É também um complemento extremamente útil para uma variedade de campos, incluindo as ciências puras e aplicadas, computação forense, laboratório de análises, atletismo, entre muitos outros.
O processo se baseia no fato de que diferentes moléculas que se comportam de maneiras diferentes quando são dissolvidas em um solvente e mudou-se através de um meio absorvente. Em um exemplo muito simples, pode-se ter a tinta e fazer uma marca em um pedaço de papel. O papel pode ser mergulhado na água, e a ação capilar da água ia puxar a tinta no papel. Como a tinta se moveu, seus ingredientes se separam, revelando um padrão distinto que pode ser usada para determinar os componentes da tinta. Outro exemplo, poderia ser a analogia com uma mistura de pós de diversos metais todos misturados. Ao se passar esse mistura de pós sobre um imã, através de um gás de arraste, o pó de ferro ficaria preso ao imã enquanto que os outros metais não se prenderiam e seguiriam o caminho adiante. Nessa analogia, a mistura de pós seria o analitos enquanto que o imã seria a fase estacionária e o gás de arraste seria a fase móvel. O observador seria o detector, do cromatógrafo.
Fonte: Ar respirável
Comentários
Postar um comentário