Trombose Venosa e Embolia Pulmonar
A Trombose Venosa Profunda (TVP), é uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias (vasos sangüíneos que levam o sangue de volta ao coração) em um local ou momento não adequados - é importante lembrar que a coagulação ;e um mecanismo de defesa do organismo. As veias mais comumente acometidas são veias das pernas (± 90% dos casos) e os sintomas mais comuns são a inchação e a dor.
A Trombose Venosa acomete, principalmente, pacientes hospitalizados, ocorrendo como intercorrência de diversos tipos de procedimentos cirúrgicos e clínicos. Para estes casos existem ações preventivas específicas que devem ser simplesmente pelo seu médico assistente. Por outro lado, um número não desprezível de casos ocorrem em indivíduos não hospitalizados, portadores de condições que predispõem à doenças e expostos a situações que podem desencadeá-la.
Embolia Pulmonar
O Perigo Imediato O processo iniciado em uma ou mais veias das pernas podem se estender, levando à formação de grandes coágulos. O desprendimento, parcial ou total, destes coágulos pode levar à sua migração, agora com o nome de êmbolo, por toda a árvore venosa até o coração e os pulmões, caracterizando-se assim a Embolia Pulmonar. A Embolia Pulmonar, dependendo da quantidade de artérias pulmonares acometidas e da existência de outras doenças cardíacas e/ou pulmonares pode ser muito grave e até fatal.
|
Comentários
Postar um comentário