Laboratório desenvolve primeiro teste para diferenciar gêmeos idênticos





O laboratório Eurofins Scientific anunciou nesta terça-feira (10) ter desenvolvido o primeiro teste que pode distinguir o DNA de dois gêmeos monozigóticos, também chamados de idênticos. Até agora acreditava-se que eles não podiam ser geneticamente diferenciados.

O novo teste foi possível graças à análise genética de amostras de esperma de gêmeos monozigóticos e de amostras de sangue do filho de um dos gêmeos.

"A análise bioinformática revelou cinco mutações presentes no DNA do pai gêmeo e seu filho, mas que não estavam presentes em seu tio", afirma a Eurofins.

"Estes resultados confirmam a hipótese de que pode ocorrer mutações genéticas pouco antes ou durante o processo de clivagem do óvulo, algumas mutações que depois aparecem nas células do corpo e do esperma", explica a Eurofins.

"Até o momento, a ciência tinha admitido o fato de que gêmeos monozigóticos (...) não poderiam ser geneticamente distintos", indicou o laboratório francês em um comunicado, que chama este novo teste de "grande descoberta".

Até então não havia nenhum teste científico para diferenciar o genoma de gêmeos idênticos em investigações criminais ou em testes de paternidade.

O novo teste, chamado "Twin Test", estará disponível em todos os laboratórios do grupo que oferece serviços genômicos.




Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gráfico de Levey-Jennings: grande aliado para o controle de qualidade

Minicurso - Imagenologia Biomédica (Ressonância Magnética)